Categorias
Cuidados com idosos Frontpage Article News

Vacinas derrubam números da Covid

Matéria publicada neste domingo pelo jornal O Estado de São Paulo mostra que o chegou à marca de 129,1 milhões de pessoas totalmente imunizadas contra a Covid-19 (60,52% da nossa população). Parcialmente imunizados – com uma dose de vacina – somos 157,9 milhões de brasileiros (74,02% dos habitantes do país).

Os números, levantados e conferidos diariamente, são da parceria entre 27 secretarias Estaduais de Saúde e o consórcio de veículos de imprensa.
E essa numeralha toda nos ensina algo. Basta querermos aprender. A principal lição diz respeito à importância das vacinas.

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil, que chegou aos trágicos 3120 óbitos diários na primeira quinzena de abril, vem caindo desde que a vacinação engrenou. Texto também publicado pelo Estadão diz que a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) lançou, em setembro, o Movimento Vacinação, uma iniciativa para relembrar à população a importância de se imunizar.

Felizmente, a situação parece ser reversível, como mostra a vacinação contra a Covid. Nas maiores cidades brasileiras, 99% da população maior de 18 anos já recebeu pelo menos uma dose de imunizante.

Se você tem familiar idoso que ainda não se vacinou contra a covid, ou mesmo contra a gripe, por qualquer motivo, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima e se informe. Nunca é tarde para protegermos a quem queremos bem.