Categorias
Cuidados com idosos Frontpage Article News

Memória intacta

O jornal O Estado de S. Paulo publicou nesta semana resenha do livro Mente Afiada, do escritor e neurocirurgião americano Sanjay Gupta.

De acordo com o médico, o objetivo da obra é mostrar que se pode manter o cérebro ativo em qualquer idade. Gupta tem prêmios destinados a profissionais que atuam em Comunicação, como o Peabody e o Emmy, por sua atuação na TV como correspondente médico do canal americano de notícias CNN. 

No livro, ele desfaz mitos sobre o envelhecimento. “A combinação da memória com a possibilidade de gerar novos neurônios significa que continuamos a mudar as informações, a capacidade e a potência de aprendizagem do cérebro”, diz.

Gupta defende que exercícios ajudam a preservar as funções do cérebro, a lidar com estresse e a evitar pressão alta ou diabetes, que aumentam a probabilidade de problemas como demência.Manter a mente ativa também é fundamental, conforme o especialista. E diz que isso é possível quando se encontra um propósito. A resposta pode estar na lembrança da última vez em que a pessoa se sentiu tomada pela sensação de energia intensa, bastante estimulada.

Aprender a relaxar e fazer parte de grupos de pessoas são outras dicas valiosas. Conectar-se a outras pessoas, e se propor, com elas, a fazer atividades desafiadoras.