Categorias
Cuidados com idosos Frontpage Article News

Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU), daqui a três anos, em 2025, a Terra terá cerca de 1,2 bilhão de pessoas com mais de 60 anos. A população mundial está envelhecendo, e infelizmente muitos idosos são esquecidos e estão sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos – pela sociedade, por serviços de acolhimento e mesmo por suas famílias.

A cada ano aumentam os registros de casos de abuso contra idosos – sem contarmos os que não chegam ao conhecimento do público. Dar fim a abusos de todo tipo e integrar o  idoso à sociedade são desafios para o 15 de junho – Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, data criada pela ONU para combater violações dos Direitos Humanos contra idosos.

Para denunciar qualquer violência contra idosos, basta discar 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil, direta e gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou móvel.

ENQUANTO TEUS PAIS ENVELHECEM, DEIXA-OS VIVER …“Deixa-os envelhecer com o mesmo amor que eles te deixaram crescerDeixa-os falar e contar repetidamente as histórias com a mesma paciência e interesse que eles escutaram as tuas quando eras criançaDeixa-os vencer, como tantas vezes eles te deixaram ganhar Deixa-os conviver com os seus amigos, conversar com os seus netos Deixa-os viver entre os objetos que os acompanharam ao longo do tempo para não sentirem que lhes arrancas pedaços das suas vidasDeixa-os enganarem-se, como tantas vezes tu te enganaste … DEIXA-OS VIVER e procura fazê-los felizes na última parte do caminho que lhes falta percorrer, do mesmo modo que eles te deram a mão quando iniciavas o teu.”

Autoria desconhecida.