Categorias
Cuidados com idosos Frontpage Article News

Coma bem

O que você come tem efeito direto na sua saúde. Agora também se sabe que determinados alimentos têm impacto no bem-estar mental e na saúde do cérebro.

Conforme matéria publicada em O Globo, recente estudo, que será publicado na revista científica Journal of Affective Disorders (Revista de Transtornos Emocionais) em novembro, revela que comer cogumelos como champignon e shitake pode ajudar a reduzir o risco de depressão.

Já havia trabalhos que associavam a ingestão desses fungos à diminuição do risco de câncer. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia (EUA) descobriram, após análise de dietas e da saúde mental de mais de 24 mil adultos americanos, entre 2005 e 2016, que quem comia tais alimentos tinha menor probabilidade de desenvolver o transtorno, comparado a quem não tinha o hábito.

Isso porque os fungos contêm vitamina B12, fator de crescimento nervoso (BDNF), antioxidantes e agentes anti-inflamatórios – entre eles a ergotioneína, um antioxidante que protege de danos as células e os tecidos do corpo. Esta substância, segundo os pesquisadores, é o grande responsável pelo efeito de proteção à saúde mental.

Agora só falta o preço dos cogumelos ficar mais acessível, não é?