Categorias
Cuidados com idosos Frontpage Article News

Barras de apoio e assentos no chuveiro, dois aliados

Atualmente, a preocupação não é com todos, mas com os idosos para que possam viver de forma independente.

Com base em necessidades não atendidas, o médico Kenneth Lam e colaboradores da divisão de geriatria da Universidade da Califórnia, em São Francisco, relatam, na revista Jama Internal Medicine, a questão do banho e outros cuidados necessários para idosos no banheiro e como ajudá-los.

Profissional de saúde fazendo exercícios de reabilitação junto a um idoso, sentado em uma cadeira de rodas; ambos estão em uma varanda
Profissional de saúde fazendo exercícios de reabilitação junto a um idoso – 17.mai.2022 – Chen Zeguo/Xinhua

Para os autores, a instalação de equipamentos, como barras de apoio e assentos no chuveiro, diminui a possibilidade de quedas e consequentes lesões, e melhora a qualidade de vida do idoso que apresenta deficiências crescentes.

No estudo de Lam e colaboradores, 2.614 idosos participaram e se beneficiaram das barras de apoio na banheira e dos assentos do chuveiro. A média de idade dos participantes foi de 80,5 anos, com 62% sendo do sexo feminino.

Foi destacado no estudo que esses idosos apresentaram maior independência e relataram sensação de segurança.

Da mesma forma, as modificações realizadas no domicílio dos idosos reduziu as quedas, principal causa de lesões em idosos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda esse tipo de auxílio ao idoso, não só para reduzir as lesões, mas também para diminuir seu estresse e isolamento.