Categorias
Cuidados com idosos Frontpage Article News

A importância do Fevereiro Roxo

O Fevereiro Roxo foi criado em 2014 em Minas Gerais e, assim como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, essa campanha promove a conscientização sobre 3 doenças de grande incidência na população mundial: o Lúpus, a Fibromialgia e o Alzheimer.

Você pode estar se perguntando em quais aspectos essas doenças se assemelham, não é mesmo? Pois bem, ainda que elas sejam bastante diferentes em termos de causas, sintomas e as formas de manifestação, ambas têm em comum o fato de serem incuráveis.

Embora as ciências médicas ainda não tenham descoberto a cura para a  doença, há algumas alternativas de tratamento que possibilitam o controle dos sintomas dessas doenças. Além disso, o diagnóstico precoce é extremamente importante para iniciar o tratamento o quanto antes e manter o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

Nesse sentido, o mês de conscientização se torna essencial para levar informações sobre o comportamento dessas doenças, sobretudo quanto ao Alzheimer, cuja incidência está cada dia maior em nossa população. Considerando que o aumento do número de casos de doenças degenerativas segue o padrão da expectativa de vida, a busca de medidas que objetivem a redução do impacto desse problema pode fazer muita diferença na vida de quem luta contra esse mal.

O GBD 2016 destacou quatro fatores de risco considerados como evidências suficiente para influenciar o surgimento do Alzheimer. Observe:

  • índice de massa corporal (IMC) elevado;
  • glicose alterada;
  • etilismo e tabagismo;
  • alta ingestão de açúcar;
  • falta de atividade física.

Logo, o controle dos fatores e a busca de ações de educação preventiva são fundamentais para minimizar os efeitos desses mecanismos no desenvolvimento da doença. O Fevereiro Roxo torna-se, então, uma forma interessante de dar mais visibilidade às doenças e a seus sintomas. Possibilita também incentivar as pessoas que suspeitam de algum problema à procura do diagnóstico precoce e da orientação profissional.