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3 passos para uma alimentação saudável

Como estratégia para buscar uma alimentação saudável, trazemos dez passos que podem ser seguidos por toda a família e certamente beneficiarão a pessoa sob cuidados. Neste post tratamos dos três primeiros.

Nº 1: Coma mais frutas, legumes e verduras, alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas, e procure variar entre eles. O ideal é consumi-los até cinco vezes por dia. Pelo menos quatro colheres de sopa de legumes e verduras devem ser ingeridos diariamente, duas vezes, no almoço e no jantar. Quanto às frutas, sirva-as no café da manhã e nos lanches da manhã e da tarde – fruta inteira ou uma fatia ou porção.

Nº 2: Dez entre dez brasileiros preferem feijão, diz a música. Pois coma este alimento rico em ferro uma vez por dia, no mínimo quatro dias durante a semana. Uma concha de feijão no prato evita anemia.

Nº 3: Corte as gorduras – carne com gordura aparente, frituras, mortadela, salgadinhos e salsicha. Se tem este hábito, reduza-o para uma vez por semana, no máximo. Além disso retire a pele do frango antes do cozimento, bem como a gordura visível da carne e o couro do peixe.

Também vale para o óleo vegetal: uma garrafa por mês é mais do que suficiente para uma família de quatro pessoas. Prefira alimentos assados ou cozidos a fritos, e evite cozinhar com gordura vegetal, manteiga e margarina.  

Baseado em informações do Guia Prático do Cuidador, elaborado pelo Ministério da Saúde